Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

TEMPOS DE TRAIÇÃO POSSUÍDOS POA AMBIÇÃO

EM TEMPOS DE DISPUTA HÁ ALGUÉM TRAVANDO LUTA,.
UM CONTRA TEMPO TEMPO DA HISTÓRIA.

Na manhã seguinte, Venâncio acordou com seu café já servido em uma mesa lateral, as toalhas brancas de banho e de rosto estavam nos pés da cama. Eram exatamente nove horas, e alguém já havia entrado no quarto e ele não percebera; seu sono nunca fora tão pesado como naquela noite, ele nunca acordara tão tarde em toda a sua vida. Teve a sensação de que tivera um sonho macabro e ao mesmo tempo sentia-se bem de acordar naquele ambiente limpo e sofisticado. Pensou consigo mesmo: “Isto é o que eu quero para minha vida, não nasci para aquela pobreza.”
Seu corpo estava leve como uma pluma. Levantou-se e encaminhou-se até o banheiro. Um espelho estilo colonial tomava toda a parede acima da pia, e decorava suntuosamente o ambiente. Pela primeira vez ele se via em um espelho, pois sempre fizera sua barba usando como espelho seu reflexo na bacia d’água ou na beira do rio, usando seu recanto mais calmo sem correnteza onde o reflexo era possível. Nesse momento, sorriu para o espelho discretamente e esboçou uma leve careta, afinal ele era um jovem encantado com o luxo que nunca conhecera. Olhou para o chuveiro, acariciou seus metais e sentiu a frieza em suas mãos, como se fossem joias. O que era ainda melhor era a luz elétrica. Venâncio brincava com o interruptor como uma criança; era a primeira vez que ele tinha contato com a eletricidade, pois somente um por cento das casas de São Jose de Talvegue tinha luz elétrica. Depois de minutos de contemplação, resolveu abrir as torneiras e tomar seu primeiro banho de chuveiro na vida.
Vinte minutos depois, Lancarto bateu à porta. Venâncio estava tão fascinado com seu banho de chuveiro que não ouviu a batida. Lancarto, então, pegou a sua arma e bateu com a coronha, o que fez com que Venâncio ouvisse as batidas. Ele se enrolou na toalha, procurou suas roupas mas não as achou. Só depois de dois minutos abriu a porta e disse:
- Desculpe, estava no chuveiro e não ouvi o chefe bater.
- Já lhe disse, Venâncio, esqueça as formalidades e me chame de Lancarto, por favor. É uma ordem. Toma estas roupas, de hoje em diante o seu novo uniforme será este.
Venâncio pegou dois embrulhos e uma mala e os levou até a cama. Antes que ele se virasse, Lancarto falou: - Se arrume e desça, pois temos muito que conversar.
- E as minhas roupas antigas, onde estão?
- Não terão mais nenhuma serventia, por isso foram queimadas, assim como o seu passado.
Venâncio contraiu sua testa, pensando que o bilhete de seu pai estava no chapéu, e perguntou:
- Meu chapéu também foi queimado?
- Tudo, Venâncio, tudo.
- Mas ele era novinho, Lancarto.
- Não era de panamá, a partir de hoje você só usará chapéu de panamá, afinal de contas você será um novo homem. E tem mais, vamos da um sobrenome a você, pois não gosto do seu sobrenome: Chacon. Com ele você não tem futuro, você precisa de um nome republicano, talvez Almeida Ferraço lhe caia bem.
Venâncio ficou confuso, porque seu sobrenome nunca fora usado por ele ou por seus pais, que tinham trocado de nomes. Ficou pensando em como Lancarto saberia daquilo. Lancarto olhou bem nos olhos de Venâncio, que sentiu certo temor pelo que Lancarto diria a seguir.
- Pensei num sobrenome forte que imponha respeito, um novo batismo. Um nome de peso faz muita diferença na vida de um homem, e decidi que seu nome de guerra será Ferraço. É isso, você se chamara Venâncio Ferraço. Gostou? Ou melhor, use sempre Ferraço, é mais imponente, e, por favor, Venâncio, pode me chamar de chefe de agora em diante.
Venâncio respirou fundo, aliviado ao ouvir de Lancarto que deveria adotar outro nome. O seu temor não se concretizara e ele pela primeira vez ousou abraçar Lancarto, que afastou educadamente, sem empurrá-lo. Venâncio disse:
- Se você acha que faz diferença, chefe, tudo bem, estou de acordo



Nenhum comentário:

TRAMA DA VIDA

Eram exatamente 4h30 da manhã, o silêncio só era quebrado pelo vento uivante da madrugada. E nessa casa de dois andares estilo colonial, si...