Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

TEMPOS DE TRAIÇÃO POSSUÍDOS POR AMBIÇÃO.

1886 - A ORIGEM DA FAMÍLIA LANCARTO ARANHA
O pai de Don Lancarto, Charles Lancarto, era filho de um inglês herói de guerra, que lutara contra a independência dos Estados Unidos da América, e de uma holandesa, filha de um negociador de escravos nas Américas. Charles explorava minas de ouro no Congo Belga, na África, junto com o seu sócio de origem inglesa, Lorde Thomas York, chamado de “Spider’’pela sua capacidade de envolver as pessoas nas suas armadilhas. Os dois jovens ajudavam a enriquecer o Rei Leopoldo II, que recebera o Congo como possessão pessoal na conferência de Berlim em 1884, um tratado que dividiu a África entre as potências europeias. Esse reino africano na antiguidade pertencera ao povo banto, originário da África oriental. Charles e Lancarto eram considerados fiéis ao Rei da Bélgica, que executava grandes obras em Bruxelas, construindo museus e palácios no seu reinado Congo Belga, na cidade de Lubumbashi, perto da fronteira com Zâmbia. Os dois ambiciosos exploravam minas de diamantes e ouro e cassavam animais e contrabandeavam peles, para quase todas as modernas, belas e promissoras cidades da Europa Em uma manhã agradável, o céu estava coberto de nuvens brancas que suavizavam o calor habitual daquela região do Congo. Algumas gazelas e zebras passeavam e pastavam tranquilamente, pois os leões famintos não estavam por perto. Thomas comentou com seu amigo Lancarto a beleza das zebras e de sua pele de grande valor comercial no mercado europeu, mercadoria que ele pretendia negociar com os ricos ingleses amantes das peles de animais africanos e de suas cabeças, que eram usadas como troféus de caça em seus castelos, sem nunca terem ido a África caçar. Os ricos com títulos de nobreza comprados por serviços prestados ao Reino Unido gostavam de se gabar, contando histórias de aventuras pelas quais nunca haviam passado, a mentira era comum entre os novos nobres ingleses. Lancarto e Thomas ganhavam muito prestígio e dinheiro com essas operações comerciais ilegais.
Lancarto chamou a atenção de Thomas, e disse apontando para algumas hienas que comiam uma carcaça de Gnu:
- Como se parecem com os novos nobres ingleses quando eles comem e sorriem em suas reuniões em pubs e tabernas!
Thomas concordou plenamente com aquela colocação e fez uma imitação deles ao fazerem uma saudação, ou quando os rei estavam bêbados dentro dos pubs:
- Deus salve o rei, vida longa ao rei! - e ria com a boca cheia de biscoito e com os dentes escancarados. Os dois se abraçaram e caíram na gargalhada, chamando a atenção de todos os serviçais e fiscais do rei Gustavo, que não resistiram à imitação e sorriram discretamente

Nenhum comentário:

TRAMA DA VIDA

Eram exatamente 4h30 da manhã, o silêncio só era quebrado pelo vento uivante da madrugada. E nessa casa de dois andares estilo colonial, si...