Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

TEMPOS DE TRAIÇÃO POSSUÍDOS POR AMBIÇÃO.

TRECHO DO LIVRO.https://www.livrariacultura.com.br/.../tempos-de-traicao-possuidos-por-ambicao-2293...

 Avaliação: 5 - ‎1 comentário
TEMPOS DE TRAIÇÃO - POSSUÍDOS POR AMBIÇÃO. Autor: 

A ideia de abandonar o filho lhes cortava o coração. Sem coragem para tomar uma decisão, com a voz embargada e os olhos já lacrimejando, se fecharam para um momento de reflexão. Mercedes pediu a Chacon para pensar por alguns instantes. Agachou-se perto do seu filho e o acariciou. Seu rosto sofrido deixava transparecer a dor desse momento, mas seu instinto de preservação a levava a concorda com o padre Francesco; o medo de perder o filho era maior do que a vontade de tê-lo a seu lado. Aquela mulher tinha consciência do perigo constante, então tomou coragem e disse com a voz embargada a Chacon:
- Para protegê-lo, será melhor deixar o menino Venâncio com o padre Francesco, para ser educado, como fizera com você, que foi bem criado pelos jesuítas e franciscanos, tendo uma boa educação. Hoje, você é bem preparado para no futuro, quem sabe, poder assumir posição importante no país.
O padre Francesco lembrou a Chacon que seu filho teria a companhia de uma prima, pois havia no mosteiro uma sobrinha da sua esposa, chamada, como a tia, Mercedes, que estava sendo educada e criada por eles depois que seus pais desapareceram nas prisões de San José. Antes de Chacon e sua mulher responderem concordando com o padre Francesco, Venâncio se levantou chorando, agarrou-se nas pernas do pai, e disse que fugiria do mosteiro, que não queria ser padre. Chacon olhou para Francesco e balançou a cabeça negativamente, percebendo que seu filho não aceitaria.


Chacon relutou por um instante, levou Venâncio até o fundo da igreja, conversou com ele por dez minutos em um canto, onde a luz do sol fazia refletir imagens de São Jose do vitral da janela sobre eles. Chacon continuava tentando convencê-lo de que seria por pouco tempo. O menino, arredio, agarrou-se ao pai e começou a chorar. Chacon percebeu que não tinha como convencê-lo; seu coração ficaria partido caso ele o forçasse a ficar contra a sua vontade.
Sem muito tempo a perder, sai levando Venâncio. Chacon acreditava no destino que estava reservado para ele, ao mesmo tempo com a esperança de poder formar um grande homem. Caso sobrevivessem àquela luta, seu filho estaria recebendo um grande legado, vivenciando e ganhando experiência para ajudar construir o futuro do seu país.
O padre Francesco os apressou, a caravana com os trabalhadores boias-frias estava prestes a sair de San Paranhos; eles tinham que penetrar sutilmente entre eles na passagem pela igreja sem que os recrutadores milicianos percebessem.
Meia horas depois, disfarçados, conseguiram se infiltrar nas levas de trabalhadores rurais que eram contratados como cortadores de cana em San José de Talvegue em troca de comida e alojamento. Com ajuda do padre, conseguiram trocar de nome, sendo chamados agora de José e de Maria Dolores. Conseguindo seu intento. Chacon e Mercedes foram bem-sucedidos na infiltração.
Chacon achava que talvez pudesse tirar proveito dessa situação. Apesar de correr mais riscos, poderia ajudar melhor os seus companheiros de luta estando perto do inimigo. Ele estava indo trabalhar no ninho das vespas: a usina de açúcar da família Lancarto Aranha. Uma viagem que começava tensa em todo o seu percurso. Chacon andava a pé, enquanto sua mulher e seu filho viajavam sobre ferramentas na parte superior da carroça. No caminho, enfrentaram chuvas torrenciais, e dezenas de trabalhadores se revezavam entre as carroças que viajavam para ajudar no trabalho de resgate das que atolavam na estrada, e na retirada de algumas árvores que haviam caídos durante a tempestade, bloqueando o caminho. Isso fazia com que o comboio de operários perdessem horas. A viagem já durava dois dias por entre a montanha que dividia San Paranhos de Santa Mercedes.

Nenhum comentário:

TRAMA DA VIDA

Eram exatamente 4h30 da manhã, o silêncio só era quebrado pelo vento uivante da madrugada. E nessa casa de dois andares estilo colonial, si...