Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O SEGREDO A CURA.

De volta ao sítio arqueológico no Atacama, Dr. Jordan Divery continuava a comandar uma nova escavação no Vale de la Luna. Ele e sua equipe, composta de seis pessoas entre jovens arqueólogos e trabalhadores de auxílio logístico, estavam cobertos de poeira, pois um vento frio com flocos de neve soprou ao meio-dia intensamente, levando areia do deserto para o acampamento, quase cobrindo as barracas de lonas. Isso era algo inusitado naquela região. O vento sopra formando redemoinhos cada vez mais fortes, mas, em vez de atrapalhar, acaba ajudando a revelar mais alguns ossos que começavam a aparecer na superfície e também na fenda abaixo, a trinta e cinco metros de profundidade. O único inconveniente era que essa areia vermelha continuava sendo jogada em cima deles, de cor ocre com alguns tons de bege nesse cenário deslumbrante e inóspito do deserto.
Comer areia a trinta metros do solo não era nada agradável. Era a sensação do quase morrer de sede. Mas, para eles, estava valendo a pena, pois a cada milímetro escavado grandes revelações surgiam, o que fazia valer todo esse trabalho, de suma importância para revelar os segredos escondidos por milhares de anos. A verdadeira história da humanidade se revelava centímetro a centímetro em todo esse seu arquivo de verdades escondidas pelo tempo e que, de alguma forma, para Jordan, poderia ser o elo perdido que iria desmistificar algumas teses defendidas academicamente por séculos em algumas sociedades a fim de preservar interesses geopolíticos e financeiros.
Dr. Jordan foge um pouca dessa linha de pensamento e, nesse momento, defende sua própria tese sobre esses achados, tentando revelar o outro lado da moeda, como ele mesmo diz, repetindo um jargão antigo: “Há mais segredo de baixo da terra do que o nosso pobre conhecimento nós tenta incutir.” Bem, ele mesmo repaginou esse jargão para se adequar ao seu viés.
Muito diferente dos achados no deserto de Gobi, o qual ele percorrera por um bom tempo baseado em achados anteriores do renomado Jack Horner. O deserto de Gobi é conhecido no mundo, e o Dr. Jordan tinha o mesmo fascínio pela sua extraordinária beleza e riqueza preservada. Era a menina dos olhos da Paleontologia pela riqueza e qualidade das suas jazidas fósseis, descritas pela primeira vez com achados de muitas espécies de dinossauros. É considerado um dos maiores sítios paleontológicos do mundo, com fósseis humanos petrificados a céu aberto bem preservados.

Nenhum comentário: