Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

ACASO DO DESTINO.

ACASO DO DESTINO
40
Jorge coça a cabeça e prefere não relatar os seus diálogos e 
contratempos com a jovem pelo caminho até a cidade, resume o 
seu relatório e diz de cabeça baixa, fingindo não ver o corpo da 
patroa que ficava visível sob o robe:
– Não, Madame Albuquerque, isso foi fazendo a barba no es-curo que eu me arranhei com a navalha, mas pode ficar tranquila, 
está tudo dentro do controle como a senhora recomendou. Eu a 
deixei bem no centro como combinamos. E ainda dei um tempinho 
e fiquei por algum minutosobservando sua reação e olhando, de longe, para ver se ela chamaria alguém para ajudá-la ou a polícia, mas ela simplesmente sentou na calçada e ficou de cabeça baixa, chorando por algum tempo e depois levantou-se e seguiu a Rua Rio Branco em direção à Candelária em meio a multidão que circulava. Ela talvez tente retornar para casa.
Soltando uma risada de deboche, disse Hortência, com ar dequiromante de ocasião:
– Isso é pouco improvável; eu conheço essa gente, Jorge. O que ela não conseguiu aqui em casa, com certeza vai tentar com outro tolo como o Marcos, que se encanta com essas carinhas de bonequinha, bonitinhas. Ele é um fraco, idiota, que pensa ser um garanhão, mas não passa de um idiota que não resiste à tentação carnal e, idiotamente, como vários que eu conheço nessa cidade, 
cai na cilada dessas diabinhas com cara de anjinho. Hortência respira fundo, olha para a cara do motorista, em quem, apesar de estar olhando para o chão, percebe-se um sorriso no canto da boca. Então, como se estivesse recitando uma frase de uma peça teatral, como se estivesse no palco, ela gesticula e diz:
– Pobres homens ricos, meu caro Jorge, que não conhecem os sortilégios das mulheres, mas sorte sua que não corre o risco de cair nessa armadilha, e essa é uma das vantagens dos homens pobres, acho que elas só se entregam por amor.

Nenhum comentário: