Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

TRAPAÇAS DO DESTINO CAUSA E EFEITO







Trapaças do Destino - Causa e Efeito
9 4
Não sei até onde pretendia andar nem que distância percorrera;
estava na estrada há tanto tempo que já me esquecera. De onde
eu vim? Perguntava a mim mesmo e não encontrava a resposta,
não sabia de onde vinha, só sei que corria contra o tempo,

andava contra o vento’’


Em outra rua, em outro muro, ele dava sequência
as seus questionamento, e suas reflexões sobre dua vida.

“Depois de léguas, encontrei uma fonte e parei, minha
sede aplaquei e ali mesmo adormeci; a noite chegou, o frio me
congelou e logo que acordei na madrugada mais longa que já
conheci muitos olhos espreitavam-me ao meu redor. Fitavam-me
a distância, não queriam contato, sentiam-me pelo olfato.’’
Às vezes, José Francisco dava uma pausa de dias, trocava
de parede, escolha um novo pedaço de giz, em seguida dava
continuidade ao seu desabafo em forma de versos, sem perder

o ritmo ou o fio da meada





Agora ele direcionaria seus esforços para achar essa moça
chamada Maria, que sumira do diário dos empregados e que
não constava no diário da sua mãe. Ele se indagava o motivo
de terem apagado seu nome, e logo ela, sua mãe, que fazia
referência a outros empregados com elogios ou críticas, no
que ela era implacável com alguns por não admitir falhas, às
vezes os ofendendo no seu diário. Outras vezes, sem poder
guardar sua ira, falava diretamente como eles, atitude que ele
presenciara algumas vezes, deixando-o constrangido.
Marcos incumbiu seu secretário de confiança para
descobrir o paradeiro de Maria. Quem foi essa misteriosa
Maria que sumiu em 1963. Seu único medo era de que ela
fosse uma guerrilheira dos Palmares e que seu pai a tivesse
delatado por ser da esquerda e ele da extrema direita, coisa
que ele não escondia e tinha até orgulho, pois fora muito
bem-sucedido financeiramente com suas empresas, e, nesse
período, tinha pavor da reforma agrária, acreditando que ela
levaria o país à ruína.
Para Marcos, ele não foi uma influência política, pois não
vivenciou esses momentos, tendo crescido nos Estados Unidos
e, portanto, não precisou de qualquer engajamento político
para manter-se como empresário. O que mais o incomodava
era essa sua dúvida, a pergunta que ele fazia a si mesmo como
se fosse uma necessidade extrema que o perturbava,

Nenhum comentário:

TRAMA DA VIDA

Eram exatamente 4h30 da manhã, o silêncio só era quebrado pelo vento uivante da madrugada. E nessa casa de dois andares estilo colonial, si...