Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

segunda-feira, 21 de março de 2022

MEU PENSAR CONTOS PROSAS E POEMAS.

DO MEU PENSAR CONTOS PROSAS E POEMAS. 
UM LUGAR CHAMADO MARAVILHA. 
Maravilha é o nome do lugar de sonhos dos imigrantes e pesadelos dos escravos que se rebelavam em busca da liberdade. Alimentou sonhos dos que por ali passaram na caminhada longínqua em busca do ouro em Minas Gerais, caminho desbravado pelo legendário caçador de esmeraldas Fernão Dias Paes Leme. Terra de barões do café, berço de poetas e do autor da letra do hino nacional. Maravilha agora vivia das histórias do passado, sua herança maior. Mas esse lugar tinha homens de olhar poético, sensibilidade latente, amor pela terra, paixão pela natureza. Contagiado por sua verve, o poeta caminhava por essas bandas, registrando no seu caderno. Ele versejava e deleitava-se encantado com a beleza no caminho para Avelar. “Nessa terra tem palmeiras, castanheira, imbuia e jacarandá, alamedas de ipê-roxo e o florido jequitibá. Seus rios de águas límpidas alimentam o bisbilhar de riachos que embalam nossos sonhos ao anoitecer. Também tem aves de canto, como canta o sabiá. Não há dia em que não me encante com o furor lírico do canário-da-terra e a sua perfeita sinfonia no ar. Enche-me de alegria o fugaz festim de andorinhas no céu a bailar. Nessa terra onde  devagar vai-se longe, caminho feliz, lentamente percebo que o pássaro vira-campo  ajuda a semear o seu fruto, e, ainda que lentamente, percebo que há mais vida na imbaúba, onde habita a preguiça desfrutando do seu banquete alimentar. Logo adiante, resistentes e imponentes, construídas sobre os galhos do pau-brasil, casas de joão-de-barro perfeitas para morar. Em meu devaneio de tanta beleza fitar, fico envaidecido e mergulho no meu soberbo delírio, pois meu olhar deslumbra-se mais ainda com o vigor do vermelho-sangue, da flor do pé de mulungu onde descansam as maritacas em algazarra, ao revoar”. Assim era Maravilha, terra de sonhos e quimeras de poetas e trovadores. ***https://www.amazon.com.br › MEU...
MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) eBook Kindle - Amazon

Nenhum comentário: