Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

TEMPOS DE TRAIÇÃO POSUÍDOS POR AMBIÇÃO

Em tempos de disputa há alguém travando luta.

Alguns clãs se estabeleceram nesses continentes, tamanha era facilidade de ludibriar povos no terceiro mundo que não tinham conhecimento das suas riquezas naturais e potencialidades. Esse fato aguçou a cobiça de aventureiros exploradores sem escrúpulos, que usavam a bandeira do seu país de origem, como símbolo do poder e da força, para dominá-los e escravizá-los.
Todos esses continentes foram explorados por novos conquistadores, ávidos por riquezas, que impunham com seu poderio bélico uma política de domínio. Alguns impérios por séculos impuseram tratados nocivos a países de vários continentes, que não tinham como se opor ao poderio belicoso dessas nações, que delegavam poder a aventureiros que se aproveitam da passividade desses povos, obrigando os nativos a cederem seu território para exploração, sem os beneficiarem diretamente com as riquezas geradas por produção extrativista do seu solo, rico em jazidas de minérios, pedras preciosas, uma flora exuberante e fauna rica em espécies.
Por mais de um século, esse clã seria o foco da aventura e da história que mostra que algo repetitivo e perverso aconteceu com povos que não conseguiram se estabelecer como nações soberanas, e aos nativos dessa região restaram poucas alternativas..





de Maio de 1925
Acima de seus interesses estavam seus ideais. Chacon angariava simpatias dos mais humildes e despertava o ódio dois mais abastados, por defender os menos favorecidos e lutar por justiça. Era uma tentativa democrática de estabelecer uma alternativa para todos. Reivindicava melhorias nas condições precárias de vida do seu povo, a quem amava como amava sua esposa. Mercedes, principalmente por ser de origem indígena, sempre se colocava à frente das passeatas com seu filho no colo, tentando mostrar ao seu povo a afirmação da união que deveria prevalecer para governar o país. Ela tinha a convicção de que seu povo não poderia estar a mercê de um único clã que discriminava outras etnias que não fosse as suas.
A Frente Democrática Revolucionária de Talvegue, como era chamada pelos camponeses, era composta por membros que preferiam a luta armada para estabelecer a democracia. Chacon era pacifista e preferia outros métodos, reivindicava melhores salários para os trabalhadores do campo, que faziam greves nos canaviais, nas usinas de açúcar, reivindicando direitos trabalhistas, direito ao voto e educação para todos os camponeses. Chacon tentava organizar os camponeses em pequenos sindicato



Nenhum comentário:

O SEGREDO A CURA