Quem sou eu

Minha foto
São minhas palavras perpetuando histórias. Revivendo as memórias de coisas que nunca vi. São minhas palavras que criam esse mundo misterioso, do real ao ficcional. COSTA, JOÃO. MEU PENSAR , CONTOS , PROSAS E POEMAS 2 (02) . Edição do Kindle.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O MENINO QUE QUERIA VOAR

TRECHO DO LIVRO

À noite, as novelas aguçavam a imaginação e os faziam esquecer, por algum tempo, da pobre existência. Ouviam horas a fio, à noite. Não teriam outro divertimento, não fosse esse rádio vermelho da marca G.E, chamado de rabo quente, que, quando esquentava, parava de funcionar. Além disso, a eletricidade era tão fraca quase não dava para ouvir as novelas da rádio nacional, torcer pelo herói, do rádio, Jerônimo, o “herói do sertão”, e o anjo e metralha heróis urbanos do famoso Teatro de Mistério da rádio nacional. Em noites quente do verão maldormidas sob os telhados de zinco, com goteiras para todos os lados quando chovia, a família superava estas mazelas com o bom humor. Todos cantarolavam as músicas que ouviam no rádio “a noite está tão fria. Chove lá fora” e completavam com e aqui dentro também,e quando esquentava o zinco do telhado, torrava os miolos pediam, “chove chuva chove sem parar” e faziam uma prece a Deus nosso senhor. O menino observava com angustia sua mãe, noites a fio, na sua máquina de costura a pedalando para colocar a comida na mesa ,ela poupava o pouco que tinha para poder comprar um cobertor para quando o inverno batesse a sua porta cheia de fendas onde o vento gelado da madrugada penetrava impiedosamente sobre o menino que dormia no chão frio sobre uma esteira . era o sacrifício de agasalhar com um coberto de flanela ,para um sonho acalentar na esperança de dias melhores para viver e fé em Deus para vencer “Ao soprar do vento, não há jardins nem flores, não derrube a rosa faceira o fruto e a flor da Mangueira”, dizia seu irmão Paulo em forma de música, no seu momento poético.
“Quando a rosa cair no chão espantará a dor e a tristeza, alegrando os corações”.
Das sombras da noite, surgiam figuras para aterrorizar os moradores; despertava do gueto o mal, oriundo das sombras da noite. Eles dominariam por algum tempo o poder local. Peixe, Alicate, Dejailson surgiram do nada e de repente eram donos do pedaço. Ele não entendia nem queria entender.
Quem os delegava tanto poder.

Nenhum comentário:

APRESENTAÇÃO

https://youtube.com/shorts/qdngHg1eO3M?si=ORq6NhaSUzRvAO5o